6 de julho de 2017

P. ROGÉRIO DE SOUSA: TRIBUTOS


O P. Rogério Artur de Sousa partiu para o Pai a 24 de junho de 2017. O decano dos padres combonianos portugueses tinha 84 anos. Eis alguns dos tributos que lhe foram prestados:

O meu irmão foi sempre em tudo como Missionário Comboniano. A experiência que ele fez de estar fora da comunidade em Lisboa trouxe-lhe muito entusiasmo na fé e muito sofrimento. Rogério levou sempre a vida e o sim a Comboni muito a sério. Como difusor com livros próprios da Divina Misericórdia sofreu críticas exageradas, injustas acerca desse assunto que foi plenamente assumido por São João Paulo II e a festa/domingo da Divina Misericórdia. Uniu-se à Cruz com uma entrega total nas mãos de Deus esquecendo tudo o que o fez sofrer. A devoção ao santo Padre Pio o confortou e conformou.
P. José de Sousa (Viseu)

Vimos comunicar-vos que o Pe. Artur de Sousa, missionário comboniano, que pertencia à comunidade de Viseu, faleceu no dia 24 de junho, por volta das 21.30, de insuficiência cardíaca.

Muitos se lembrarão do sorriso bonito do Pe. Rogério pelos espaços da casa de Viseu!

Somos felizes por tê-lo conhecido.

Em comunhão no Coração de Jesus,
Ir Mª do Carmo Ribeiro (LMC Portugal)


Paz à sua alma

Unidos na oração à família de sangue e à família comboniana.
P. António Carlos (Filipinas)


Uno-me a todos os combonianos de Portugal nesta ocasião da passagem para o Pai do nosso irmão P. Rogério Artur de Sousa.

Deus o receba na sua casa, tendo em conta a sua dedicação à missão e ao anúncio da alegria do Evangelho.

Consola-nos o facto que no dia de ontem, em Nampula, professaram os primeiros noviços do novo Noviciado. Eles irão ocupar o lugar dos que vão falecendo. Deus continua presente na sua Igreja e chama novos jovens a quem confiar o anúncio da Boa Nova.

Deus dê descanso à alma do P. Rogério e console os seus familiares, especialmente ao seu irmão P. Zé e à Irmã Maria do Carmo e a todos os amigos e conhecidos.
P. Luís Albuquerque (Maputo – Moçambique)


Deus envolva o P. Rogério na sua misericórdia. Era zeloso, à sua maneira, das coisas de Deus. Certamente está já nas mãos dele.

Estou unido à província e a toda a sua família.
P. Júlio (Nampula – Moçambique)


O saudoso padre Rogério foi hoje lembrado e elogiado no Encontro de Espiritualidade Comboniana, na Maia. Rezámos por ele na oração e na Eucaristia.

Também pelas duas irmãs que faleceram em acidente na Amazónia; muito senti a sua perda, mesmo não as conhecendo.

Que todos permaneçam como tochas acesas no nosso caminho missionário, intercedendo junto do Pai.
Mário Breda (LMC-Portugal) 


No dia em que celebramos na República Democrática do Congo a Festa do Coração de Jesus, quero unir-me a toda a província de Portugal na oração pelo eterno repouso do P. Rogério. Que o Senhor o acolha na sua misericórdia.
Zé Arieira (RD Congo)


Choque grande ao receber a notícia.
A ti, cabeça da Província, apresento os meus pêsames, em comunhão com todos os nossos irmãos missionários combonianos.Seja o Senhor louvado pelo seu servo e amigo, que tanto esperava a vinda de Jesus. Será feliz quando o Senhor em Pessoa lhe explicar esse mistério.

Entretanto, eu agradeço a Deus pela dedicação missionária e pastoral e pelo espírito contemplativo do P. Rogério. E por todas as vezes que me atendeu de confissão até há pouco tempo, aconselhando sempre com zelo e sabedoria.
P. Claudino (Lisboa)


Que o Rogério descanse na paz de Deus. Recordo os anos que vivi com ele em Famalicão. Rezo por ele e pela sua família.
Dave (Filipinas)


As minhas condolências ao Pe. Zé e família.
P. J. Juan Valero (Uganda)


Uno-me a ti e à província neste momento de adeus ao Rogério. Rezo pelo Rogério e pela família.
José Eduardo Freitas (Matany-Uganda)


Em comunhão com toda a província,
Manuel João (Castel d’Azzano – Itália)


Muito obrigado pela informação sobre o falecimento do nosso P. Rogério. Estarei unido a ti, que representas toda a nossa família Comboniana, ao P. José de Sousa e toda a sua família, nestes dias de mágoa, mas também de esperança e de fé.
P. Francisco Machado (Gana)


Estou unido ao luto e à esperança cristã, por ocasião do falecimento do Padre Rogério de Sousa.

Particulares sentimentos ao Padre José de Sousa e outros familiares, e aos colegas da comunidade de Viseu.

Que descanse em paz, e interceda por nós todos, e por Moçambique em particular por que muito sofreu.
Manuel dos Anjos (Tete – Moçambique)


Nós missionários do “mato” temos estado fora do resto do mundo, sem net há tanto tempo!

Nestes dias estou em Adis Abeba e por isso tive possibilidade de abrir a net, depois de umas semanas, e encontrei as várias mensagens tuas, especialmente sobre a morte da Conceição Primitivo e do nosso grande padre Rogério! Solidariedade com estas perdas para a nossa província e uma oração pelo seu eterno repouso!

A vida por aqui continua, sempre animados com a missão e sempre a rodar!

Graças a Deus por estes anos e pelos nossos irmãos maiores que tanto me ensinaram sobre a felicidade na vida dedicada a Deus e à Missão! As maiores felicidades para a província!
Quim (Etiópia)

Tendo, somente agora, por consulta ao V/ boletim informativo de 29/06/2017, tomado conhecimento do falecimento do S/ confrade P.e Rogério de Sousa, não posso deixar de manifestar-lhe, a si e a todos os confrades combonianos e grandes amigos, a tão grata memória do saudoso Padre Rogério, pela relevância que teve na minha formação e educação religiosa e humana, de que me apraz destacar o seu sentido de prática de justiça e rigor, moldados pelo amor cristão que certamente orientavam a sua vida.
Aurélio Pinto

1 comentário:

Unknown disse...

Mais um Santo no Céu, não tive o privilégio de o conhecer pessoalmente, conheço o seu Irmão P. José de Sousa.
Que Deus o tenha junto de todos aqueles, que carregaram a sua Cruz
( Ulisses Pereira )