1 de maio de 2017

MENSAGEM PARA OS 30 ANOS DO "CENÁCULOS DE ORAÇÃO MISSIONÁRIA" POR OCASIÃO DO SEU X ENCONTRO NACIONAL

Muito estimada Doutora LILIANE VÉLIA MENDONCA, Coordenadora Nacional

Caríssimos irmãos e irmãs dos "Cenáculos de Oração Missionária"

Saudações em Jesus Cristo Ressuscitado.

Soube com alegria que este movimento de oração missionária celebra, em 2017, os seus 30 anos de vida.

Já passaram 30 anos desde aquele Domingo da Quaresma de 1987, em que às Colaboradoras e Colaboradores Missionários foi dirigido o convite de constituírem pequenos grupos de vizinhos. Estes haviam de conhecer melhor as situações do mundo e a Palavra de Deus, adquirir os sentimentos do Coração de Jesus por aquelas pessoas e países para, assim, colaborarem na evangelização e com os Missionários através da oração missionária em comum.

O convite foi bem acolhido. As Colaboradoras de Lombomeão (Vagos - Aveiro) fundaram logo os primeiros seis "pequenos grupos de oração missionária".

Desde então, muitos outros Cenáculos têm nascido e continuam a formar-se em Portugal e noutros Países. Cumprem a sua missão de, unidos a Maria como pequenos cenáculos de apóstolos, pedir a Deus o Dom do Espírito Santo para a Igreja em saída missionária e para o mundo, atentos às novas circunstâncias e às indicações do Papa.

Na beatificação de D. Daniel Comboni, S. João Paulo ll disse coisas importantes que convém lembrar sempre: os Cenáculos são missionários porque se unem em oração, que é a primeira e indispensável maneira de evangelizar e dão mais força ao vigor missionário das vossas Paróquias.

A Província Portuguesa dos Missionários Combonianos, que este ano celebra os 70 anos de vida e presença comboniana no vosso País, depois de vários anos de observação e trabalho, reconheceu a vossa inspiração no Carisma de S. Daniel Comboni, acolheu-vos como caminho valido de animação e espiritualidade missionária laical e recomendou-vos ao cuidado e empenho das suas Comunidades.

Estou-vos grato pela vossa dedicação à Oração Missionária em comum e pelas outras formas de colaboração e animação missionária que tendes criado. Agradeço também aos Animadores e Animadoras dos vossos Cenáculos, assim como a quantas e quantos vos acompanham e animam, nomeadamente os M. Combonianos, as irmãs M. Combonianas, as M. Seculares Combonianas, os Leigos M. Combonianos, o Instituto das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.

Peço a Nossa Senhora, no Centenário das Suas aparições em Fátima e ao nosso Fundador São Daniel Comboni que intercedam por vós, vos abençoem e vos impulsionem a uma cada vez mais intensa e criativa santidade missionária nas vossas famílias e ambientes.

Eu também vos acompanho com a minha oração.

Com os parabéns e os melhores cumprimentos meus e dos Assistentes Gerais, abraço-vos em

Cristo Jesus.

P. Tesfaye Tadesse Geberesilasie MCCJ
Padre Geral

Sem comentários: