17 de junho de 2016

EUCARISTIA EM CONGRESSO


O IV Congresso Eucarístico Nacional decorreu em Fátima de 10 a 12 de Junho tendo reunido quase 800 participantes para «Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia.»

«Uma excelente decisão», disse o Papa Francisco na mensagem que enviou.

O arcebispo Piero Marini, presidente do Pontifício Comité para os congressos eucarísticos nacionais, abriu as conferências com o tema «A Eucaristia, fonte de vida cristã». Num português espanholado, aqui e ali com sotaque brasileiro, conseguiu ler pouco mais de metade do texto que tinha preparado sobre as diversas partes da missa.

Dom António Couto, bispo de Lamego, apresentou o tema «Maria, Mãe de Misericórdia, mulher eucarística» a partir de uma perspectiva bíblica muito interessante. «Maria não se propõe fazer, disponibiliza-se para que Deus faça a sua palavra», sublinhou.

A Ir. Ângela de Fátima Coelho, postuladora d causa de canonização dos pastorinhos, apresentou aquela que foi para mim a mais bem conseguida conferência sobre o tema «A Eucaristia na Mensagem de Fátima» com o desafio de «deixar transformar o nosso coração em lugar teologal.»

O professor José Eduardo Borges de Pinho fez um levantamento académico de «A Mensagem de Fátima, profecia de misericórdia» sublinhando que «a mensagem de Fátima é teocêntrica e trinitária.»

Uma família de seis, dois catequistas, uma carmelita via vídeo e um padre apresentaram experiências concretas da vivência eucarística e da piedade popular.

O Cardeal D. João Braz de Aviz, enviado extraordinário do Papa para o Congresso, fez uma exposição muito bonita sobre «A misericórdia na missão da Igreja.»

No encerramento o bispo de Bragança e Miranda, D. José Cordeiro, disse que «é chegada a hora da espiritualidade litúrgica, viver no quotidiano a espiritualidade do Altar», propondo que o congresso se celebre cada cinco anos com um carácter mais celebrativo.

O IV Congresso Eucarístico Nacional fez um levantamento teórico do tema da Eucaristia à luz dos 100 anos das aparições do Anjo e do Ano Extraordinário da Misericórdia. Assuntos práticos de como fazer da Eucaristia a festa dominical para todos ficaram de fora apesar de algumas dicas interessantes dadas durante o painel.

Um gesto bonito: a apresentação da dádiva de sangue como prolongamento celebrativo da Eucaristia.

Sem comentários: