13 de setembro de 2015

BISPOS COMBONIANOS REUNEM EM FÁTIMA


Dezassete bispos combonianos reuniram-se em Fátima de 24 a 31 de agosto num encontro bienal para trocar ideias e experiências pastorais.

Também estiveram presentes o P. Angel Lafita, em representação da direção geral dos Missionários Combonianos, e o P. Victor Dias, vice-provincial, que foi o anfitrião do encontro.

Apesar de algumas irregularidades nos voos e perda de malas todos os participantes chegaram bem.

Nos primeiros três dias, os participantes partilharam as realidades eclesial e social das dioceses que servem na África, América do Sul e Península Arábica.

Também prepararam o seu contributo para o XVIII Capítulo Geral que decorre em Roma de 6 de setembro a 4 de outubro.

Os prelados combonianos elegeram Dom José Franzelli, bispo de Lira, Uganda, como seu representante na assembleia magna do Instituto.

Os restantes dias foram divididos entre encontros sobre o «fenómeno Fátima» e a atualidade da sua mensagem para a Igreja de hoje.

Os encontros com o bispo da diocese, D. António Marto, e o reitor do Santuário, P. Carlos Cabecinhas, foram do agrado de todos.

Dom Odelir Magri, bispo de Chapecó, Brasil, foi o celebrante principal da missa dominical na esplanada a 30 de agosto. Durante a semana alguns bispos presidiram a atos religiosos diversos na Capelinha das Aparições.

Os bispos visitaram as casas dos três pastorinhos em Aljustrel, Viseu, a casa-mãe dos Combonianos em Portugal, e Santarém, o noviciado comboniano europeu.

O acolhimento no Santuário de Fátima foi maravilhoso e os participantes tratados «como bispos» com estada gratuita e autocarro do Santuário à disposição.

O reitor do Santuário esmerou-se para que todos se sentissem muito bem.

Ofereceu mais de 5000 terços que os bispos levaram para as respetivas dioceses e vicariatos apostólicos.

Os participantes partiram com a alegria no rosto e a vontade firme de voltarem a Fátima.

Os Missionários Combonianos contam com 20 bispos, incluindo cinco eméritos, entre os 1575 membros.

Três bispos servem a Igreja no Uganda e dois na República da África Central. Os outros dez estão na Etiópia, Eritreia, Sudão do Sul, Chade, África do Sul, Arábia do Norte, Peru, Brasil, Equador e Costa Rica.

Dois dos cinco bispos jubilados foram pastores no Sudão e os outros três na Etiópia, Chade e Brasil.

Sem comentários: