23 de agosto de 2015

CONSAGRAD@S PEDALAM PORTUGAL



© Arq.º Samuel Silva, Sofia Vasconcelos

Os consagrados, religiosos e seculares, preparam-se para iniciar a volta a Portugal com um velocípede a 24 pernas.

O «sinal itinerante» foi benzido e testado na sexta-feira nos Carvalhos e está pronto para ligar os mosteiros de clausura e os lugares de mártires, santos e santas da vida consagrada do país.

A iniciativa da CIRP, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, insere-se no Ano da Vida Consagrada.

O P. Artur Teixeira, presidente da CIRP, explica que «para além de ser um inédito e excelente meio de transporte saudável e de imprevisíveis (des)encontros, este velocípede de 12 lugares evocará outro grupo de apóstolos, congregará consagrados e consagradas de todos os Institutos Religiosos e Seculares que desejarem e puderem afetiva e efetivamente pedalar conjuntamente pelos caminhos lusitanos humano-divinos, ousa facilitar novos diálogos nos areópagos comuns da vida quotidiana dos nossos concidadãos e concidadãs, romper com preconceitos sobre quem somos e o que fazemos, testemunhar genuína fraternidade, desafiante multiculturalidade, enriquecedora complementaridade na diversidade de carismas, através da alegria e fascínio do seguimento de Jesus Cristo e da dedicação ao próximo, exercitando a gramática da proximidade e contagiando o abraço de Deus para todos e para cada pessoa.»

«Procuraremos visitar os mosteiros de clausura e ainda os lugares mais significativos na vida de mártires e santos/as que nos precederam na vida consagrada em Portugal. Contamos com a melhor cooperação das autoridades rodoviárias e de segurança neste itinerário, bem como com a compreensão de todos quantos circulam nas estradas que partilharemos. Confiamo-nos à proteção de Nossa Senhora de Fátima, a cujo Santuário na Cova da Iria esperamos chegar a 7 de fevereiro de 2016, na peregrinação nacional de encerramento do Ano da Vida Consagrada em Portugal», conclui.

A CIRP recebe até 31 de agosto sugestões para designar o velocípede.

Amarante acolhe a primeira etapa da Volta a Portugal do Ano da Vida Consagrada.

Os consagrados, religiosos e seculares, interessados em pedalar pelas estradas de Portugal, podem contactar Mário Alves (919 857 472), o condutor do velocípede.

Sem comentários: