3 de junho de 2015

COMISSÃO PRÉ-CAPITULAR


A comissão encarregada de preparar o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos iniciou os trabalhos a 1 de Junho com um encontro com a Direção Geral.

O superior geral, P. Enrique Sánchez, agradeceu a disponibilidade dos membros. Pediu que se concentrem no trabalho, pondo de lado outras preocupações.

Os membros do Conselho Geral apresentaram os termos de referência para a agenda de trabalhos.

A Comissão Pré-capitular é composta por oito membros: três superiores de circunscrição (da RD Congo, Chade e Portugal) e cinco delegados ao Capítulo (padres representantes do México, Brasil, Egito-Sudão e Espanha e um irmão da Itália).

Cabe à comissão rever os Estatutos do Capítulo, e elaborar o instrumento de trabalho e delinear o esboço do programa da reunião magna sexenal do Instituto.

Além disso, tem que compilar todos os documentos relacionados com o Capítulo (relações das circunscrições, da direção geral e dos continentes bem como contributos pessoais e coletivos enviadas pelos confrades) para os colocar à disposição dos capitulares.

Cabe-lhe também rever questões relacionadas com a logística do evento e com a semana de preparação do mesmo que decorre de 31 de Agosto a 4 de Setembro.

A comissão já terminou a análise dos Estatutos e começou a ler as relações enviadas ao Capítulo.

Hoje, começa um trabalho de dois dias com o Ir. Enzo Biemmi, facilitador do Capítulo, para acertar metodologias de trabalho.

A comissão espera ter o trabalho concluído dentre quatro a seis semanas.

O XVIII Capítulo Geral dos Missionários Combonianos decorre de 6 de Setembro a 4 de Outubro na casa generalícia em Roma sob o tema inspirador «Discípulos missionários combonianos, chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje.»

O ato magno de governo do Instituto analisa o caminho feito nos últimos seis anos, prepara um programa geral para o próximo sexénio e escolhe a equipa (Conselho Geral) que o vai executar.

Sem comentários: