16 de maio de 2015

NEOPROFESSOS

© AMaravilha

Dois jovens fizeram hoje a primeira consagração religiosa no noviciado comboniano europeu de Santarém.

Os noviços Mateusz Adam Poreba, 23, da Polónia, e Quisito Orlando Veloso, 26, de Moçambique, professaram uma vida de castidade, pobreza e obediência segundo a Regra de Vida dos Missionários Combonianos.

O padre Gianni Gaiga, representante do vigário-geral para a Polónia, presidiu à celebração.

Estiveram presentes na festa muitos vizinhos do Jardim de Cima, missionários e missionárias membros dos quatro ramos da família comboniana, representantes das comunidades de Gualdim, Santarém, Lamorosa, Telhal, Maia e VN Famalicão, locais onde os noviços viveram as diversas fases do noviciado.

Os neoprofessos, numa mensagem conjunta, descreveram a primeira profissão religiosa como «dia com Cristo e com a Igreja.»

Reconheceram que não foi por mérito próprio que chegaram a «este dia impar» e que a caminhada não foi «tudo mel: houve muitas alegrias e também tristezas.»

O Quisito recordou que perdeu ambos os pais em Moçambique enquanto fazia o noviciado em Santarém.

Deixaram uma mensagem singela: «Somente temos a dizer-vos algo: alegrai-vos sempre no Senhor!»

E foi o que aconteceu depois da celebração com um lanche-convívio oferecido e partilhado pelos participantes.

O Quisito, depois de umas férias em Moçambique, vai terminar o curso de teologia em São Paulo, Brasil, enquanto o Mateusz, depois de um tempo na Polónia, ruma a Nairobi, Quénia, para o mesmo fim.

Os quatro noviços do primeiro ano – três moçambicanos e um português – continuam a sua formação com as experiências pastorais e de trabalho em Lamarosa, Telhal, Maia e VN Famalicão.

Sem comentários: