24 de abril de 2015

FAIAL


Passei cinco dias no Faial, de 20 a 24 de Abril, uma ilha encantadora e encantada, numa iniciativa no âmbito da quinzena de oração pelas vocações, organizada pela pastoral escolar e vocacional da Ouvidoria da Horta.

O programa foi vasto e diversificado. Começou com uma vigília de oração vocacional na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Ribeira Funda. Rezamos o tema Tu és missão com a ajuda de powerpoints e vídeos e com a colaboração dos jovens participantes. A igreja estava praticamente cheia e a vigília correu bem. No dia seguinte, na Horta, uma senhora cumprimentou-me sobre o evento, mas disse que foi curto – demorou cerca de uma hora. Ela queria pelo menos duas!

Passou pelo encontro com as turmas de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Secundária Manuel de Arriaga, 13 ao todo. Falei-lhes da vocação fundamental: somos chamados por Deus à vida para sermos felizes. Os caminhos da realização pessoal são diversos: matrimónio, vida consagrada e missionária, sacerdócio ministerial. Gostei muito de estar com os alunos e alunas que em geral se mostravam interessados e atentos.

O contacto com os jovens em idade escolar fez-me pensar na importância que a disciplina de EMRC tem nas suas vidas. Hoje, mais do que nunca, os pais e a família delegam a educação dos filhos na catequese e na escola. E precisam de fazer pontes entre a fé e a cultura dominante, em ter uma visão e vivência esclarecidas da mesma.

Outros encontros interessantes foram a reunião com os jovens que se preparam para receber o sacramento do Crisma. A cripta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi pequena para acolher todos os participantes. Reflectimos sobre a Confirmação, o Espírito Santo, os momentos do rito do sacramento.

A cripta também acolheu o encontro com os párocos da Ouvidoria sobre As tentações dos agentes de pastoral tratadas pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho (Nºs 76 a 109). Um momento de reflexão sobre os desafios do serviço ministerial numa sociedade globalizada e individualista.

Houve ainda um encontro com casais num salão da Igreja de Nossa Senhora do Carmo sobre o tema Evangelizar porque sim a partir de A Alegria do Evangelho com uma partilha interessante sobre os desafios que as famílias enfrentam na educação dos filhos e na vida familiar.

Os meios de comunicação social também foram incluídos no programa. Logo na tarde do primeiro dia apresentei o programa através de uma entrevista em directo no programa Açores Hoje da RTP-Açores. E os alunos do décimo primeiro e décimo segundo fizeram-me uma entrevista para passar na Rádio ESMA, a emissora da escola na internet.

O Papa Francisco escreve na Exortação Apostólica que delineia o programa para o seu pontificado que sonha com uma Igreja em saída, uma igreja que faz todas as coisas missionárias, uma igreja em que somos todos discípulos missionários, todos somos missão!

Parto com os olhos mais cheios de verde e de azul – as cores da vossa ilha – e da hospitalidade e amizade do P. Bruno Rodrigues e da Dr.ª Belmira Freitas que foram incansáveis na programação e acompanhamento das actividades e mostraram-me os recantos e encantos das ilhas do Faial e do Pico, a «casa» do ponto mais elevado de Portugal onde se cultiva a vinha em «currais»!

Um bem-hajam reconhecido!

Sem comentários: