7 de fevereiro de 2015

LUZ CONTRA TRÁFICO DE PESSOAS


A Igreja celebra a 8 de Fevereiro pela primeira vez o Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.

Mais de 21 milhões de homens, mulheres, meninos e meninas que são vítimas da escravatura moderna.

É também o dia da memória de Santa Josefina Bakhita, a primeira santa sudanesa do Darfur que foi escravizada e traficada até ser libertada na Itália onde viveu e morreu a 8 de Fevereiro de 1947.

Os líderes religiosos fizeram uma declaração comum contra a escravatura a 2 de Dezembro de 2014: «Todo o ser humano - homem, mulher, menino, menina - é a imagem de Deus; Por tanto, cada ser humano é uma pessoa livre, destinada a existir para o bem dos outros, em igualdade e fraternidade. A escravatura moderna - nas suas formas de tráfico de pessoas, trabalho forçado, prostituição, tráfico de órgãos - e cada relação discriminatória que não respeita a crença fundamental de que o outro é como eu, é um crime contra a humanidade.»

Para participares nesta jornada

ACENDE uma luz contra o tráfico de pessoas aqui;

CONHECE a realidade do tráfico de pessoas a nível local e global;

REZA pelas vítimas do tráfico humano, para que esta escravatura termine;

COMPRA PRODUTOS «slave-free», mediante o comércio justo sempre que seja possível;

PEDE uma legislação local e nacional que proteja as vítimas, ajude os sobreviventes e persiga os traficantes

Oremos: Quando ouvimos falar de crianças, homens e mulheres enganados e levados a lugares desconhecidos com a finalidade da exploração sexual, trabalho forçado e venda de órgãos, os nossos corações desesperam e o nosso espírito entristece, porque a sua dignidade e os seus direitos são ultrajados com ameaças, falsidades e violência. Oh, Deus, ajuda-nos a contestar com a nossa vida cada forma de escravidão. Juntamente com Santa Bakhita, Te pedimos para que o tráfico de pessoas tenha fim. Dá-nos a sabedoria e a coragem para fazermo-nos próximos de todos os que foram feridos no corpo, no coração e no espírito e, assim, jutos, possamos realizar a tua promessa de vida e de amor terno e infinito por estes nossos irmãos e nossas irmãs explorados. Toca o coração dos responsáveis deste grave crime e sustenta o nosso compromisso para a liberdade, teu dom para todos os teus filhos e filhas.

Podes encontrar mais informações sobre o tráfico de pessoas em Talitha Kum.

Sem comentários: