26 de janeiro de 2015

LMC EM PORTUGAL: 17 ANOS DE HISTÓRIA E MISSÃO

A ÉLIA GOMES é do Algarve está em MONGOUMBA, na República Centro Africana

A 25 de janeiro de 1998, na Maia, iniciou-se o caminho de discernimento e formação para leigos que, imbuídos e movidos pelo espírito de S. Daniel Comboni, se sentiam chamados à Missão, os Leigos Missionários Combonianos ou LMC em Portugal.

Começamos muitos e, com o tempo, só alguns fizeram caminho. No entanto, hoje, 17 anos depois, olhamos para trás e agradecemos a Deus o caminho feito, os formadores e responsáveis que nos acompanharam e acompanham, o tanto que lutamos para afirmar a vocação missionária como vocação que toca igualmente aos leigos, o tanto que vivemos e partilhamos…

Nestes 17 anos, 17 leigos missionários combonianos viveram a sua vocação além fronteiras: em Moçambique, no Brasil e na República Centro-Africana. Hoje, com uma dezena de formandos, continuamos a acreditar que a missão se faz por quantos se entregam e ousam dizer sim ao chamamento de Deus, seguindo os passos de Comboni, os passos deste “pai da África” que acreditou e lutou pela missão africana numa época em que todos desacreditavam deste projeto.

Hoje, o «salvar a África com a África» continua a mover-nos e, juntos, continuamos a pedir ao Senhor da messe que continue a mandar operários para a sua messe. De facto, a messe é imensa e os operários são demasiado poucos para responder a tão vasta obra missionária.

Atualmente, os Leigos Missionários Combonianos – a nível internacional – estão presentes em 19 países. De Portugal, temos duas LMC além fronteiras: a Márcia Costa em Moçambique e a Élia Gomes na RCA.

Pela especificidade destas missões (a escola industrial em Moçambique e a situação dos pigmeus na RCA), nem sempre é fácil respondermos a todas as necessidades (tanto por falta de gente como por falta de meios), mas contamos que, com a ajuda, oração e disponibilidade de todos quantos Deus for chamando, poderemos continuar a fazer causa comum com estes povos e a anunciar o Evangelho.

Juntos fazemos e vivemos a vocação e a missão. Continuemos o caminho!
LMC

Sem comentários: