25 de maio de 2014

CINCO NOVIÇOS DIZEM SIM


Cinco jovens fizeram a sua primeira profissão religiosa depois de dois anos de formação específica para a vida missionária comboniana.

Os noviços Alessio Geraci, Mario Pellegrino e Stefano Trevisan, da Itália, e Gribeti Juliasse Pofo e Mponda João Mponda, de Moçambique, professaram os votos de castidade, pobreza e obediência a 24 de Maio, no noviciado europeu dos Missionários Combonianos em Santarém.

O P. João Munari, Superior Provincial dos Missionários Combonianos em Itália, presidiu à celebração.

O P. Alberto Vieira, Missionário Comboniano da Trofa a trabalhar em Moçambique, recebeu os votos dos candidatos moçambicanos.

O superior da província de língua alemã, P. Karl Peinhopf, encarregado da formação a nível de provinciais europeus, também marcou presença.

Meia dúzia de familiares, incluindo um pároco, deslocaram-se da Itália para tomarem parte na celebração que contou com a presença de muitos membros da família comboniana em Portugal, amigos dos neo-professos e vizinhos.

A Banda Missio, que prepara o lançamento do seu CD ConTigo a 19 de Junho na Casa da Música, no Porto, animou a celebração.

Os cinco novos combonianos escreveram na mensagem de boas vindas: «É com muita alegria que vos recebemos nesta nossa e vossa casa, neste dia tão importante para nós. Hoje alegramo-nos por termos tido a possibilidade de partilhar convosco o nosso percurso formativo em preparação para a missão.»

«Somos conscientes que a nossa consagração não representa o ponto final, mas antes a continuação do nosso compromisso de partilhar a nossa vida na construção do Reino, seguindo Jesus casto, pobre e obediente, nas pegadas de São Daniel Comboni» - prosseguiram.

E concluíram: «Desejamos-vos o melhor de Deus para as vossas vidas e como nos convida o Papa Francisco: “tenham a coragem de serem felizes!”.»

No fim da celebração, o padre mestre José Juan Valero surpreendeu os participantes com uma mensagem do Papa Francisco aos neo-professos.

Depois de um período de férias em família, os cinco neo-professos continuam o curso de teologia: o Mpanda e o Alessio no Peru, o Stefano na Itália, o Mario na África do Sul e o Gribeti no Brasil.

Antes da ordenação sacerdotal vão fazer dois anos de serviço missionário.

Entretanto, os cinco noviços do primeiro ano, três moçambicanos, um italiano e outro polaco, iniciam a fase da experiência pastoral e de vida comunitária.

Em Outubro, três postulantes moçambicanos e um português começam o noviciado.

Sem comentários: