7 de abril de 2014

CARTUM RENOVA VISTOS

O governo sudanês começou a renovar os vistos de mais de 30 missionários depois de quase dois anos de espera e incertezas.

Há quase dois anos que a notícia começou a ser uma má surpresa. Hoje em dia, alguns chamam-lhe bomba que ameaça explodir a qualquer momento. Trata-se da questão da renovação dos vistos de residência dos missionários estrangeiros no Sudão.

Cada vez que um dos passaportes do pessoal missionário dá entrada no Departamento de Assuntos Religiosos em Cartum para estender ou renovar a residência no Sudão, abre-se uma porta para a incerteza e a obscuridade do dia de amanhã, com risco de expulsão do país.

E mais: cada dia que passa, o interessado é penalizado monetariamente em 40 libras sudanesas, sendo-lhes imposto um tempo indefinido de espera sem conhecer o desenlace final do enredo.

O referido assunto da renovação dos vistos de residência não tem sido a única dificuldade por que actualmente estão a passar os missionários.

Neste contexto, já há quatro anos que o país mantém as suas fronteiras fechadas a novos missionários que solicitaram o visto de entrada no país.

Esta é uma das grandes provas e obstáculos da igreja missionária a braços com a impossibilidade de reforçar o número dos seus membros no Sudão, incluindo os Missionários Combonianos.

No entanto, não há que temer, pois sabemos que Deus conduz a história do mundo pelos seus próprios caminhos e métodos, tantas vezes desconhecidos. Cabe-nos confiar e agradecer os sinais que Ele nos vai enviando.

Desta forma, convido-vos a partilhar a nossa gratidão e alegria pelos sinais visíveis do amor de Deus: as duas renovações de residência que o governo emitiu.

Os dois primeiros agraciados foram o Irmão Paulo Aragão e P. Feliz da Costa Martins, ambos missionários combonianos portugueses.

Valeu a pena esperar quatro meses pelo documento! Mas neste momento são mais de 30 os missionários e missionárias à espera do mesmo carimbo nos seus passaportes.

Continuamos a confiar e a esperar na intercessão de São Daniel Comboni e Santa Bakhita para que a renovação de residência do resto do pessoal missionário seja brevemente uma feliz realidade.

Escusado será dizer que durante estes mais de quatro meses de espera não pude movimentar-me excepto no âmbito da capital, Cartum, e a cidade satélite de Omdurman. No entanto, não conheci o desemprego. O missionário nunca está sem trabalho. A grande extensão do deserto de Omdurman foi o meu domicílio de evangelização entre os cristãos da grande tribo dos Nubas.

O Ir. Paulo Aragão, que reside em Cartum, agora que tem os documentos em dia, pode estar tranquilo por mais um ano.

Da mesma forma, também eu agradeço a Deus mais um ano de residência no Sudão. Mas a minha alegria será ainda maior quando, dentro de poucos dias, puder chegar ao Darfur onde me espera a missão-comunidade de Nyala.

P Feliz da Costa Martins, Missionário Comboniano

Sem comentários: