17 de fevereiro de 2014

MISSIONÁRIOS DE LEER VOLTAM A CASA

Leer: Escola Técnica Daniel Comboni – foto aérea tirada em Novembro © JVieira

A equipa missionária de Leer regressou a casa no domingo depois de 17 dias nos matos do estado de Unidade, no Sudão do Sul.

As quatro irmãs, dois padres, dois irmãos e um seminarista maior combonianos refugiaram-se na floresta a 31 de Janeiro para escapar aos combates para a retoma de Leer pelas tropas do governo ajudados por rebeldes do Darfur sudanês.

O superior provincial dos Combonianos no Sudão do Sul, padre Daniel Moschetti, escreveu numa mensagem eletrónica enviada no domingo à noite que as nove missionárias e missionários tinham regressado a Leer no domingo à tarde.

Os missionários estão todos bem de saúde apesar das dificuldades por que passaram.

O P. Moschetti adiantou que iriam permanecer um ou dois dias em Leer para fazer o levantamento dos danos causados durante as pilhagens de rebeldes e civis a 31 de Janeiro às casas dos missionários, à paróquia e à escola técnica.

Esta tarde devem voar para Juba para um período de descanso.

O superior provincial agradeceu às muitas pessoas, autoridades e organismos que que colaboraram no resgate dos missionários durante as duas últimas semanas e às pessoas que acompanharam a odisseias com preocupação e através da oração.


O superior da comunidade, padre Francisco Chemello, que se encontrava há dois meses a visitar a pé as zonas mais remotas da missão, também deve ser evacuado hoje de Ganylel para Juba através de um voo humanitário que transporta alimentos para os deslocados.

Sem comentários: