11 de fevereiro de 2014

CONGO DE PRATA

Os Missionários Combonianos estão a celebrar 50 anos de presença na República Democrática do Congo.

O Jubileu do Cinquentenário está a ser celebrado sob o tema «Combonianos 50 anos no Congo: uma história de doação e de esperança» entre 15 de Dezembro de 2013 e 23 de Novembro de 2014.

Os primeiros oito missionários chegaram ao então Zaire a 8 de Dezembro de 1963 e quatro deles foram martirizados durante a rebelião Simba entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro do ano seguinte, um pacto de sangue entre a congregação e o país.

Até agora, 185 missionários combonianos, padres e irmãos, passaram pelo Congo. Dentre eles há um bom número de portugueses.

Destaca-se o irmão Joaquim Mota Gaspar Cebola que faleceu em Dungu a 16 de Setembro de 1979, aos 30 anos de idade.

Hoje, a província tem 17 comunidades, servidas por 52 padres e 21 irmãos, incluindo três padres portugueses.

O padre Mumbere Musanga Joseph, superior provincial do Congo, disse que o país «se tornou terra fértil para o carisma comboniano.» 

Os Combonianos contam com 67 missionários de origem congolesa.

A província do Congo tem uns 200 leigos missionários combonianos empenhados na evangelização e animação missionária e vocacional no próprio país.

O padre Mumbere explicou que a província está a investir na formação de leigos e religiosos em quatro centros com grupos paroquiais e animadores missionários através de investigação, retiros, catequese e pastoral na linha da metodologia de Daniel Comboni de salvar a África com a África.

Oremos:

Nós te damos graças, Pai muito santo,
Pelos 50 anos de trabalho missionário
Que nos permitiste de cumprir no Congo.
Apesar das nossas falhas,
Tu nos enviaste a evangelizar
Os mais pobres e abandonados
Seguindo os passos de São Daniel Comboni.

Dá-nos a luz e a força do teu Espírito
Para sermos santos e capazes,
Para continuarmos a dar-nos com esperança
E para compreender e fazer a tua vontade
Na fidelidade ao carisma do nosso Fundador.

Que a Santa Virgem Maria,
Estrela da Evangelização e Rainha da África,
Interceda por nós.

Nós te pedimos por Cristo nosso Senhor.

Ámen! 

1 comentário:

Claudino Gomes disse...

Estou feliz por essas celebrações de ouro (e não de prata, que sria dos 25 anos!). Sou feliz de ser um dos combonianos e portugueses a quem foi dada a graça de viver a minha doação missionária no Zaire e no Congo... Sou feliz de os pequenos grupos iniciados em Portugal (Cenáculos de Oração Missionária) serem, no Congo, espaço e método de animação missionária dos M. Combonianos, nomeadamente dos LMC, e de outras forças missionárias. Oxalá Combonianos Congoleses e "expatriados" sejam cada vez mais "santos e capazes" de gerar e alimentar comunidades santas e vocações santas cheias de impulso missionário da intra e ad extra.