21 de janeiro de 2014

TENSÃO AUMENTA EM LEER

Leer no dia de Natal
Caros amigos e amigas, muita paz.

Os conflitos no Sudão do Sul voltam a criar tensão e transtornos na missão de Leer. Tudo tinha ficado mais calmo em Leer desde a semana passada. Porém, na noite desta segunda-feira se podia escutar tiros em várias partes da cidade durante toda a noite.

 Por volta da meia-noite e mais tarde por volta das duas da manhã alguns jovens vieram nos informar que as tropas do governo tinham avançado bastante rumo a Leer e que estariam nos campos de petróleo de Rier/Tharjath a 70 quilómetros de Leer. Os tiros seriam para informar a população (também para provocar caos, fuga e saques).

A partir da meia-noite o povo começou a deixar Leer rumo a vilas e lugares remotos mais seguros com medo de que as tropas do governo pudessem chegar a Leer e haver confrontos com os ‘rebeldes’.

Sinceramente não sei qual dos dois grupos é pior. Chegam até nós notícias de horrores provocados pelas tropas.

A cidade está quase deserta. Há informações de que o mercado teria sido saqueado e que indivíduos armados (possivelmente soldados) estariam assaltando o povo em fuga.

Às 4h00 da manhã alguns catequistas vieram nos informar sobre o que estava acontecendo e que estariam também em fuga.

 Às 5h30 tivemos uma reunião de emergência entre nós missionários. Discutimos a situação e resolvemos ficar na missão.

Às 7h00 celebramos a Eucaristia em meio à tensão, mas com muita fé. Ainda se podia ouvir tiros, mas não era nenhum ataque.

Um tanque e mais alguns veículos militares chegaram a Leer.

Fui visitar o hospital e os pacientes tinham sido levados para a casa dos médicos dos MSF. Alguns também fugiram, os mais graves permanecem.

Soldados levaram dois carros dos MSF à força. A equipe de médicos evacuou em dois aviões dos MSF.

É provável que os soldados ‘rebeldes’ levem os outros carros e saquearão o hospital. As violências e abusos são cometidos principalmente pelos soldados.

Não nos fizeram nada, estamos bem, mas apreensivos. A rede de telefone funciona muito mal. Ainda temos internet e dois telefones-satélite.

Fora de Leer, na Etiópia, as delegações que negociam o acordo de paz conseguiram elaborar um rascunho do acordo que teria agradado ao presidente, mas ainda não o assinaram, portanto os conflitos continuam.

Lamentamos profundamente pelo povo que não tem mais para onde fugir nem o que levar, sobretudo idosos e crianças.

Continuemos rezando pela paz e fim dos conflitos. Tentarei lhes manter informados, se puder.

Fiquem com Deus e muito axé.

Pe. Raimundo Rocha, Missionário Comboniano em Leer, Sudão do Sul

Sem comentários: