13 de abril de 2013

PARA SEMPRE

© JVieira

Yakob Solomon Shole disse hoje que queria ser Missionário Comboniano para sempre através da profissão perpétua dos votos de castidade, obediência e pobreza.
Yakob nasceu há 28 anos, na Etíopa, e há 11 que vem fazendo a sua formação comboniana. Passou os últimos dois anos na missão de Leer, no Sudão do Sul, na experiência missionária, a fase final da formação depois de ter cursado filosofia em Adis-Ababa e teologia em Nairobi.
Confessou que se sentia ansioso antes da cerimónia da profissão em que três colegas do Sudão do Sul, da Etiópia e da Itália renovaram os votos. Depois veio a excitação através das pessoas que o felicitaram. A missa levou duas horas e a homilia 45 minutos.
Disse que a sua vocação começou na família que tinha uma vivência cristã intensa e onde se falava do sacerdócio. É o mais novo de quatro irmãos: duas raparigas e dois rapazes.
Vê o futuro com grande entusiasmo e esperança apesar das dificuldades que o esperam, mas confia em Deus.
Disse que ser comboniano para sempre significa entregar-se totalmente ao serviço de novos e velhos, sobretudo os mais necessitados - prisioneiros e pobres, trabalhando com a igreja local no contexto de primeira evangelização.
De São Daniel Comboni aprecia a dedicação aos pobres e abandonados e o foco total na mensagem de Jesus, dando-se completamente.
Yakob vai ser ordenado diácono em Leer a 19 de Maio e padre na paróquia natal de São José, em Taza, no vicariato apostólico de Soddu Hosana.
Felicidades, mano!

2 comentários:

pelina disse...

E eu duplico as felicidades!!!Também mano em Cristo :) um abraço no Espírito da Família Comboniana.Pelina

Unknown disse...

Yacob é simples e bom. Deus o conserve assim e a missão e a congregação terá muito a ganhar!