4 de agosto de 2012

PETRÓLEO


Secretádia de Estado Hilary Clinton com o ministro dos negócios estrangeiros Nhial Deng Nhial

O Sudão do Sul e o Sudão chegaram ontem a um acordo sobre tarifas de exportação de petróleo horas depois de a secretária de estado norte-americana ter aconselhado o governo de Juba a fazer um acordo provisório com Cartum e reiniciar a exploração de petróleo.
O ex-presidente da África do Sul, Thabo Mbeki – que medeia as negociações pós-independência entre os dois Sudãos – disse aos jornalistas em Adis-Abeba que o acordo do petróleo cobre tarifas de transporte, processamento e trânsito.
Os negociadores têm que se pôr de acordo sobre a data em que as companhias de petróleo têm que se preparar para reiniciar a produção e exportação de crude, Mbeki acrescentou.
O mediador não deu detalhes sobre os termos do acordo. O Sudão queria cobrar mais de 30 euros por barril exportado através da sua infraestrutura enquanto o Sudão do Sul propunha pagar menos de dez euros. Em contrapartida, oferecia um pacote de ajudas financeiras de cerca de oito mil milhões de euros.
O acordo pôs termo a sete meses de disputas entre os dois países sobre as tarifas do petróleo que levou à paragem da produção em finais de Janeiro.
O anúncio chegou horas depois de Hilary Clinton ter aconselhado o Governo do Sudão do Sul a chegar a um acordo transitório com o Sudão para retomar a produção de petróleo enquanto os dois países negociavam um acordo definitivo e o Sudão do Sul iniciava a construção de um novo oleoduto.
A secretária de estado norte-americana ontem esteve algumas horas em Juba em visita oficial.
O acordo representa uma saída airosa para os dois países cujas economias estão à beira do colapso devido à falta de entradas de moeda forte.
O prazo de três meses dado pelo conselho de segurança do ONU ao Sudão do Sul e ao Sudão para terminarem as negociações pós-independência terminou há dois dias e ambos os países podem sofrer sanções.
Os negociadores têm ainda três pontos difíceis para debater: fronteiras, segurança e questões de nacionalidade.

Sem comentários: