20 de janeiro de 2012

PETRÓLEO

O Governo do Sudão do Sul decidiu hoje em conselho de ministros suspender a produção de petróleo depois de mais uma ronda de negociações sem frutos entre os governos de Juba e Cartum em Adis Abeba sobre as tarifas pelo uso da infra-estrutura sudanesa.
O porta-voz do Governo sul-sudanês, Barnaba Marial Benjamim, disse que o gabinete decidiu suspender a produção de petróleo e o processo fica concluído dentro de duas semanas.
Juba e Cartum não se entendem sobre as tarifas que o Sul tem que pagar ao Norte para exportar o crude através do oleoduto que liga os campos petrolíferos nos estados de Unity e Upper Nile ao porto de Port Sudan, no Mar Vermelho.
As negociações estão paradas e as delegações acusam-se mutuamente pelo bloqueio.
Cartum preferia administrar a venda do crude do Sudão do Sul ou cobrar 35 dólares por cada barril exportado enquanto Juba quer pagar 74 cêntimos do dólar por barril – mais próximo das tabelas internacionais – e compensar Cartum com 2.6 mil milhões de dólares pela perda de entradas.
Juba já tinha ameaçado parar com a extração de petróleo, mas parece que desta vez é a sério.
Com um senão: 98% das entradas do governo sulista vêm da venda de petróleo – o ano passado fizeram mais de 3.1 mil milhões de dólares – e agora como vão manter os cofres do estado a funcionar?

Sem comentários: