10 de julho de 2011

INDEPENDÊNCIA

© JVieira
Eram 13h19 quando o presidente da Assembleia do Sudão do Sul começou a ler a declaração de independência. O texto de nove pontos tinha sido aprovado na quinta-feira pela assembleia e levou doze minutos a ler.

Quando James Wani Igga, usando uma veste branca africana, pronunciou as palavras mágicas «Declaro o Sudão do Sul independente» a multidão que apinhava o recinto junto ao túmulo do Dr. John Garang desde as oito da manhã a aturar um sol inclemente, irrompeu numa exclamação de júbilo misturando gritos de alegria com lágrimas, palmas e tambores.

A cerimónia tinha começado com um momento de oração liderado pelo arcebispo católico de Juba, Dom Paolino Likudu Loro, e por um imã, líder religioso muçulmano. Alguém comentou ao meu lado que era a última vez que os muçulmanos tinham voz nas cerimónias oficiais.

Antes, contudo, foi preciso acomodar milhares de convidados numa bancada que se mostrou pequena de mais a ponto de um ministro ter pedido às individualidades sul-sudanesas para darem lugar aos convidados estrangeiros.

A declaração de independência começou com mais de hora e meia de atraso, mas é normal: aqui chamamos-lhe tempo local!

Na secção dos jornalistas também houve muitos encontrões e puxa para aí dos seguranças que teimavam em dificultar o nosso trabalho. Um colega local comentou: Esta é a primeira amostra de como vai funcionar a nova república. Espero bem que não.

Depois da declaração da independência, a bandeira do Sudão foi baixada e a do Sudão do Sul hasteada, seguindo-se o entoar do hino nacional.

O presidente Salva Kiir Mayardit assinou a Constituição Transicional e prestou juramento como primeiro presidente da república do Sudão do Sul.

Passou-se então à secção dos discursos: treze! O presidente do Quénia abriu a sessão e o presidente Kiir encerrou-a. Alguns países declararam o reconhecimento oficial da República do Sudão do Sul – Cartum fê-lo na sexta à noite para ser o primeiro; o Reino Unido anunciou que ganhou a corrida ao estabelecer a primeira embaixada em Juba e ter nomeado o respectivo embaixador; a Noruega deu como prenda de nascimento ao Sudão do Sul um Arquivo Nacional. Em boa hora o fez, porque os documentos históricos encontram-se amontoados numa enorme tenda à mercê dos ratos, das térmitas, do pó e da humidade.

O presidente Omar al Bashir pregou sobre boa vizinhança e paz enquanto Kiir falou da luta contra a corrupção e do desenvolvimento da nova república.

A cerimónia terminou com uma salva de 21 tiros e a passagem de quatro helicópteros em formação.

Depois, o São Pedro também quis participar com chuva e trovoada no final do programa.

A celebração, essa tinha começado depois das nove da noite do dia 8 com milhares de pessoas nas ruas a pé, de carro ou de motorizada a buzinar, cantar, dançar, bater bombos e chapas e a atirar água e fogo de artifício. À meia-noite ouviu-se um grito de regozijo por toda a cidade e perto da minha casa alguém pôs a tocar o hino nacional.

Hoje a cidade acordou tarde e tranquila. Havia dois acontecimentos em agenda: a missa de ação de graças presidida pelo arcebispo de Nairobi – Quénia, Cardeal John Njue, que representou o Papa na proclamação da independência e um jogo de futebol entre a seleção do Sudão do Sul e o Tasker FC, uma equipa da primeira divisão de uma das duas ligas do  Quénia, para inaugurar o renovado estádio de Juba.

O Cardeal Njue leu uma mensagem em que a Santa Sé reconhecia a República do Sudão do Sul e o Arcebispo Lukudu pediu uma nunciatura para Juba. A missa demorou três horas e contou com a presença de inúmeros fiéis, do presidente da Assembleia, alguns ministros e deputados.

Na partida de futebol, a seleção local perdeu por três a um, depois de estar a empatar a uma bola ao entrevalo!

Amanhã os festejos encerram com uma partida de basquetebol entre o Sudão do Sul e do Uganda.

As festas passarem sem incidentes de maior e as pessoas viveram estes dois dias de uma forma impressionante de euforia incontida. Perguntei a muita gente como se sentiam. As respostas eram as mesmas: Não tenho palavras; Estou imensamente feliz; Estou muito alegre; Conseguimos.

Agora que o pó da festa vai assentar é preciso deitar mãos à obra. Um bispo americano sintetizou bem o caminho a fazer citando John Kennedy: Não pergunteis o que a nação pode fazer por vocês mas o que podeis fazer pela nação.

Para mim foi um privilégio poder partilhar estes momentos com os Sul-sudaneses e fazer parte da história a acontecer: valeu bem aturar a torreira do sol das 8h30 até às 16h00 e os empurrões dos seguranças que maltrataram os jornalistas locais e internacionais. O espaço para a imprensa era muito apertado e tinha sido invadido por muitos «penetras» sem as credenciais necessárias. Havia jornalistas de todo o mundo a cobrir o acontecimento e tivemos que pagar 50 dólares cada um pelo passe. Mas tudo acabou em bem quando alguns agentes de mais bom senso começaram a encaminhar alguns jornalistas para espaços livres entre as forças armadas em parada. Eu fiquei entre a banda da polícia e os guardas prisionais – boa companhia por sinal!

Que Deus abençoe a república do Sudão do Sul.

Sem comentários: