16 de julho de 2011

BISPO MAZZOLARI

© JVieira
O Bispo católico de Rumbek, Sudão do Sul, faleceu subitamente esta manhã.
Dom César Mazzolari sentiu-se mal enquanto concelebrava a Missa na Catedral da Sagrada Família em Rumbek. Sentou-se e desmaiou.
Foi levado imediatamente para o Hospital local onde veio a falecer de ataque cardíaco.
Dom César, 74 anos, era um comboniano italiano.
Estava à frente da diocese de Rumbek desde 1990 como administrador apostólico. Em 1999 foi sagrado bispo.
O padre Fernando Colombo, que foi vigário geral de Rumbek, disse que Dom César deu a vida completamente pela diocese. Sofria de vários problemas de saúde, mas nunca parou até se extinguir completamente.
Falei a última vez com Dom César em Maio. Estava em Rumbek numa reunião dos directores da Rede Católica de Rádios do Sudão e pedi-lhe uma entrevista para a “Além-Mar” sobre a independência do Sudão do Sul.
Impressionou-me o seu olhar azul e tranquilo, cheio de paz. As palavras jorravam numa torrente de ideias. Estava preocupado com a situação em Lakes, o estado onde era bispo, por causa da violência constante à volta do gado mas mantinha uma visão serena: “Vamos conseguir!”
Dom César teve o privilégio de falecer durante a consagração oferecendo a sua vida juntamente com a de Jesus.
Descansa em paz, meu irmão bispo.

1 comentário:

pelina disse...

Os meus sentidos pêsames aos Missionários Combonianos pela perda física de mais um elemento. Que D. MAZZOLARI, interceda pela paz no Mundo e pela união das igrejas junto de Jesus e de Comboni. Aqui manifesto os meus sentimentos como membro da Família Comboniana.