24 de junho de 2011

RECONCILIAÇÃO






© JVieira

Líderes e membros de diversas denominações cristãs juntaram-se com pares muçulmanos hoje em Juba para celebrar uma jornada de jejum, reconciliação e perdão para preparar a independência do Sudão do Sul.
Pregadores cristãos e muçulmanos partilharam reflexões entremeadas com orações e cânticos executados por coros religiosos e cantores locais.
Algumas centenas de participantes cantaram, dançaram e rezaram numa demonstração de unidade e tolerância.
A deputada Joy Kwaje Wluzia disse que o que os sulistas mais necessitam é de reconciliação depois de uma história difícil cheia de conflitos e depois de uma longa guerra com o norte.
A política argumentou que era importante que os sulistas se reconciliassem com Deus e entre eles para aceitarem o novo estado com corações e mãos limpas.
O cantor Marial Bol desse que a celebração foi um acontecimento maravilhoso com pessoas de todos os credos a rezar, dançar e cantar juntas. Ele sugeriu que o evento devia ser repetido cada mês para as pessoas se compreenderem melhor e construírem canais de comunicação.
A Irmã Jane Onzia, de uma congregação local, definiu a jornada de reconciliação como uma ocasião para construir pontes entre tribos, comunidades eclesiais e religiões diferentes.
O encontro decorreu num campo de futebol perto do mercado mais movimentado de Juba.
A Rádio Bakhita estreou um sistema de emissões do exterior. O sistema custou a afinar mais valeu a pena porque muitos ouvintes como eu seguiram em direto a o programa da tarde.
O evento fez parte do programa católico de preparação para a independência sob o tema Uma Nação de cada Tribo, Língua e Povo.
O próximo evento em agenda é a novena de preparação para a proclamação da independência que começa a 29 de Junho.

Sem comentários: