30 de junho de 2011

CONVITE


O Presidente do Governo do Sul do Sudão convidou oficial e pessoalmente o superior geral dos Missionários Combonianos para a proclamação da independência do Sul do Sudão.
Salva Kiir Mayardit escreveu ao P. Enrique Sanchez a convidá-lo para a festa da independência que tem lugar em Juba no dia 9 de Julho.
Kiir diz que o convite é o reconhecimento da contribuição sem preço que os combonianos deram à luta dos Sulistas pela paz.
O P. Sanchez ainda não respondeu se vem a Juba ou se delega a representação no superior provincial.
Entretanto, o programa das celebrações da independência vai ganhando forma.
O aeroporto de Juba vai estar encerrado a voos comerciais no dia 9 de Julho para poder receber mais de mil chefes de estado e outros convidados.
A proclamação da independência vai acontecer entre as 10 e as 13 horas junto ao mausoléu do Dr. John Garang, o líder e herói da segunda guerra civil entre 1983 e 2005.
Garang morreu em Julho de 2005 num desastre de helicóptero enquanto voava do Uganda para o Quénia.
O Ministro da Informação, Barnaba Marial Benjamin, disse aos jornalistas na terça-feira que a proclamação vai acontecer mesmo no dia 9, apesar de um senhor da guerra ter ameaçado levar por diante um grande ataque por essa altura contra alvos não definidos.
As obras para acolher VIPs e púbico estão a decorrer a bom ritmo, mas não estarão 100 por cento prontas no dia da festa.

Sem comentários: