7 de abril de 2011

CALMA


Os bispos católicos do Sudão terminaram a assembleia extraordinária hoje em Juba com um apelo à calma e vigilância.
Dez bispos, um administrador apostólico, juntamente com o núncio apostólico e quadros superiores da Igreja passaram uma semana em Juba a reflectir sobre as consequências da independência do Sudão do Sul para a Igreja.
Os bispos pediram paciência, compreensão e contenção aos cidadãos perante as mudanças dramáticas que estão a acontecer.
No comunicado final, os bispos instaram todos os partidos, todas as forças e todos os cidadãos a abraçarem uma cultura de paz e rejeitarem a violência, pedindo-lhes que se afastem da divisão, incitamento, palavras de ódio, boatos e acusações e para resolverem as diferenças através do diálogo e do espírito de unidade.
O Sudão meridional deve tornar-se independente a 9 de Julho.
Hoje, o presidente da república, Omar Hassan al Bashir, esteve em Juba para discutir assuntos pós-referendários com o seu homólogo do governo do Sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit.
Thabo Mbeki, que facilita as conversações em nome da União Africana, disse que os dois presidentes discutiram assuntos relacionados com a segurança e economia.
A próxima ronda de negociações está agendada para Washington, EUA, ainda este mês, para negociarem o pagamento da dívida externa do Sudão, muito perto dos 40 mil milhões de dólares americanos.

Sem comentários: