22 de junho de 2010

CAMPEONATO MUNDIAL DE MAPUORDIT

A missão de Mapuordit fica perdida nos matos do estado de Lakes, no sul do Sudão, mas nem por isso deixa de estar em ligação com o campeonato mundial de futebol graças à UNICEF que pagou a ligação da TV satélite e a um programa alargado preparado por uma comissão da paróquia.
O programa tem o título sugestivo de Campeonato Mundial de Mapuordit: a Justiça e a paz têm que prevalecer e engloba palestras, concursos e – claro – alguns jogos de futebol, além do visionamento diário dos dois jogos do cardápio da FIFA!
O padre Daniel Moscetti, comboniano italiano e pároco da missão de Mapuordit, e coordenador da iniciativa explicou-me através de uma mensagem de correio electrónico que o Campeonato Mundial é uma sucessão de eventos ligados ao torneio da África do Sul envolvendo toda a comunidade de Mapuordit e das redondezas.
O programa começou no início de Junho com uma série de 20 conferências-debates sobre temas relacionados com a justiça e paz, reconciliação, solidariedade, valores que unem as diversas nações e tribos do mundo. A SIDA e o ambiente também fazem parte das discussões.
Os temos visam abrir a comunidade ao diálogo, partilha e reflexão. Atitudes bem pertinentes para uma zona do Sudão marcada por lutas inter-tribais à volta do roubo de gado e banditismo.
Os mais de 1700 alunos das escolas primárias, secundária e de enfermagem de Mapuordit vão disputar a Taça do Conhecimento. Trinta e duas equipas de cinco alunos, incluindo o capitão, vão estudar a história, geografia, economia, tradições e outros aspectos dos 32 países a disputar o campeonato do mundo na Africa do Sul para depois responderem a uma série de 10 perguntas duas equipas de cada vez. Quem ganha passa à fase seguinte até os dois melhores conjuntos chegarem à final!
Os professores também vão ter a sua competição: uma equipa de 12 elementos da primária e outra da secundária vão medir conhecimentos sobre a África do Sul, o país anfitrião do mundial, e a Nigéria.
O programa do Campeonato Mundial fecha a 11 de Julho com jogos de futebol envolvendo equipas masculinas e femininas.

Sem comentários: