13 de maio de 2010

MASSAGEM


Às vezes apetecia-se ser Salva Kiir Mayardit para saber o que é uma massagem de parabéns.
Desde que a Comissão Nacional de Eleições declarou o candidato do SPLM presidente do governo do sul do Sudão com quase 97por cento dos votos expressos,instituições e indivíduos que querem ser notados têm publicado massagens – e mensagens também – de felicitação pela vitória espectacular.
Dizem que o português é uma língua muito traiçoeira! E o inglês não é?
Ainda no capítulo das eleições, hoje descobri através do sítio do SPLM que os resultados das eleições para a Assembleia Legislativa do Sul do Sudão já foram integralmente publicados. O SPLM lá conseguiu ocupar 160 dos 170 lugares da «augusta casa» como aqui lhe chamam.
Vitória avassaladora ou fraude eleitoral?
A Comissão Eleitoral de Eleições não apresenta resultados detalhados, só totais.
No condado de Terekeka cerca de 45 por cento dos eleitores votaram para os presidentes da república e do Sul do Sudão enquanto que quase 90 por cento votaram para o governador! A urna de voto era a mesma e os eleitores recebiam os três boletins juntos. Será que metade decidiu guardar os impressos com as caras dos candidatos a presidentes como recordação? Improvável!
Há outro desenvolvimento preocupante: o general George Athor decidiu candidatar-se como independente a governador de Jonglei. Perdeu, gritou batota e foi para o mato com mais de uma centena de soldados e alguns civis desde o primeiro de Maio.
Diz que já matou mais de 100 soldados do SPLA em recontros esporádicos, mas o exército do sul nega.
Entretanto, o Governo está a tentar encontrar uma solução política para o levantamento porque – como me disse o porta-voz do exército, uma solução militar ia fazer muitas vítimas civis.
O coronel Malaak garantiu-me que o SPLA tem o general renegado e as suas forças cercados enquanto esperam uma decisão do poder político.

Sem comentários: