21 de março de 2010

CARTA

O Papa escreveu uma carta apostólica aos católicos da Irlanda para expressar vergonha e remorso pelos casos de abuso sexual de menores, perpetrado por clérigos e religiosos e abafados pela hierarquia.
Bento XVI escreveu na carta publicada ontem no sítio do Vaticano que ficou profundamente perturbado com as notícias sobre o abuso de crianças e jovens vulneráveis da parte de membros da Igreja na Irlanda, sobretudo de sacerdotes e religiosos.
O Papa diz às vítimas que é compreensível que lhes seja difícil perdoar ou reconciliarem-se com a Igreja.
«Em seu nome expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos sentimos», escreveu o Pontífice.
Bento XVI diz aos abusadores que traíram a confiança dos jovens inocentes e dos seus pais e que devem responder diante de Deus e diante de tribunais devidamente constituídos.
Bento XVI também tem palavras duras para os bispos irlandeses: «Alguns de vós e dos vossos predecessores falhastes, por vezes gravemente, na aplicação das normas do direito canónico codificado há muito tempo sobre os crimes de abusos de jovens.»
O Papa anunciou visitas apostólicas – uma espécie de fiscalização ao mais alto nível – a algumas dioceses e seminários da Irlanda.
Também pediu que a Igreja organize uma missão a nível nacional para renovar a comunidade católica além de pedir adoração de desagravo e penitência pessoal pelas vítimas do abuso e pelos abusadores.

Sem comentários: