1 de março de 2010

AL-BASHIR


© Peter Martel

O presidente da república abriu hoje a sua campanha eleitoral no Sul do Sudão com comícios na Equatória de Leste e em Juba.
O estádio de Juba foi o lugar escolhido para acolher o evento na capital do Sul ao fim da tarde sob céu enevoado e com uma assistência bem composta e um sistema de segurança apertado e espampanante: militares e civis com metralhadoras, polícias de choque e mais a polícia sem armas.
No meio da multidão um cartaz do Partido do Congresso Sudanês anunciava o apoio ao Tribunal Penal Internacional (que emitiu um mandado de captura contra o presidente al-Bashir por crimes de guerra e contra a humanidade perpetrados no Dardur) mas depressa a segurança fê-lo desaparecer.
Grupos de bailarinos tradicionais e um grupo de música do norte iam animando a assistência que esperou pacientemente a chegada de Omar Hassan al-Bashir enquanto os animadores de serviço misturavam o pregão islâmico Allah wakbar (Deus é o maior) com Aleluias e Améns!
O presidente-candidato começou com uma dança ao som da música da banda e com palavras de ordem.
Depois veio o discurso propriamente dito com um cabaz de promessas: nova ponte e estádio para Juba, prolongamento do caminho-de-ferro de Wau até Juba com ligação à fronteira do Uganda entre outras benesses.
Al-Bashir garantiu que o referendo sobre a auto-determinação do Sul vai ser feito em Janeiro e prometeu respeitar a vontade expressa pelos sulistas nas urnas.
Disse que em 1956 os políticos tentaram impor a unidade pela força e falharam. Agora a unidade deve ser democrática, não imposta.
Denunciou os «mosquitos» que se refugiam sob o solo para atacar a paz e repetiu o grito «sim, sim à paz e não, não à guerra» dizendo que a guerra a travar é a do desenvolvimento. Que os jovens nunca mais deviam carregar armas mas estudar para serem professores e doutores.
O comício foi também uma mostra da capacidade de mobilização do NCP (Partido do Congresso Nacional) e dos recursos que o presidente usa durante a campanha sob o lema «O pulo do Leão.»
O poster mais interessante são as fotos de al-Bashir e Salva Kiir, o presidente do Governo do Sul, emolduradas em dois corações entrelaçados, um preto e outro dourado, com o dístico Um País.

Sem comentários: