10 de fevereiro de 2010

SAÚDE

A Escola Católica de Saúde reabriu na quinta-feira em Wau depois de um interregno de mais de 25 anos devido à guerra civil.
O Bispo de Wau, Dom Rudolf Deng Majak, benzeu a parte restaurada da escola numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Saúde do estado de Bahr el Ghazal do Oeste, pessoal docente, alunos e convidados.
O grupo Solidariedade com o Sul do Sudão assumiu o compromisso de reabilitar as instalações e dirigir a escola de saúde.
Cerca de 20 alunos de todo o país estão a fazer seis meses de introdução para começarem o curso de enfermagem que dura quatro anos.
Até agora parte do edifício principal foi recuperada para acolher as salas de aulas e diversos laboratórios. Os alunos também têm dormitórios novos.
Durante este ano o resto do edifício vai ser recuperado e o pessoal vai ter instalações próprias.
Entretanto, a biblioteca está a ser montada de novo.
Durante a guerra a Escola foi ocupada por refugiados que utilizaram livros e todo o tipo de madeiras do edifício para fazerem lume.
No futuro a escola vai diversificar oferecendo outros cursos.
Solidariedade com o Sul do Sudão é uma organização de cerca de 100 institutos católicos masculinos e femininos que puseram em comum meios humanos e financeiros em favor do desenvolvimento da região.
Neste momento além da Escola de Saúde de Wau, também têm dois cursos de formação para professores primários em Malakal e Rimenzi. O terceiro vai abrir em Torit.
Este ano o grupo conta iniciar uma presença pastoral no sul do Sudão.

Sem comentários: