20 de novembro de 2009

INFÂNCIA MUNDIAL

© JVieira

A Convenção dos Direitos da Criança fez hoje 20 anos.
A UNICEF, a agência da ONU para a Infância, apresentou o Relatório sobre o Estado da Infância Mundial para assinalar a efeméride e faz um balanço positivo da situação.
A Convenção dos Direitos da Criança foi dos tratados mais ratificados pela comunidade internacional, e transformou o modo como as crianças são vistas e tratadas.
Mais de 70 países integraram nas suas leis os princípios da Convenção e os resultados estão à vista: o número de óbitos de crianças com menos de cinco anos caiu drasticamente e cerca de um quinto da humanidade tem acesso a água potável.
Globalmente, 84 por cento das crianças em idade escolar andam na escola e a diferença entre meninas e meninos no campo da educação foi reduzida. O número de crianças-soldados e escravas ou prostitutas foi reduzido.
Contudo, há ainda muito caminho a fazer: milhares de crianças morrem de pneumonia, malária, sarampo e malnutrição. Mortes inaceitáveis, porque estas doenças podem ser tratadas facilmente e com pouco dinheiro.
No Sul do Sudão a data foi marcada com o lançamento da campanha «Aprende sem medo», «Learn without Fear.»
Os maus tratos físicos, sexuais e psicológicos são a causa fundamental para o abandono escolar na região, revela um inquérito feito nas escolas do sul do Sudão.
Só em Setembro mais de 100 meninas deixaram a escola por causa de abusos sexuais – a maioria engravidou de professores ou de colegas.

Sem comentários: