11 de outubro de 2009

PADRE DAMIÃO


O Herói de Molokai é também um dos meus heróis desde a minha adolescêcia.
O padre Damião de Veuster, um belga da congregação dos Sagrados Corações, ofereceu-se para cuidar dos doentes de lepra abandonados à sua sorte na ilha de Molokai, arquipélago de Havai, no Pacífico Sul.
O Padre Damião acabou por ser contaminado pelo bacilo de Hansen e morreu de lepra 16 anos depois de chegar à ilha maldita, em 1889. Tinha 49 anos.
Hoje o Papa Bento vai inscrever o seu nome no Livro dos Santos da Igreja Católica.
Num comunicado divulgado pela Casa Branca, Barack Obama afirma que o novo santo ocupa também “um lugar especial no coração dos havaianos”, recordando as muitas histórias que ouviu durante sua juventude sobre o trabalho do Padre Damião junto aos hansenianos.
“Seguindo os passos de Jesus, o Padre Damião desafiou os efeitos da doença, dando voz a quem não tem voz e, no final, sacrificando a própria vida para restituir dignidade a muitos doentes”, escreve o presidente norte-americano.
Obama convidou a seguir o exemplo do Padre Damião para responder ao anseio de cuidado e tratamento por parte de milhões de doentes em todo o mundo, especialmente os doentes de AIDS.
Obama nasceu no Havai em 1961.
Juntamente com o Herói de Molokai, foram canonizados dois monges espanhóis, um arcebispo polaco e uma freira francesa.
São Damião de Molokai, rogai por nós. Amén!

Sem comentários: