31 de outubro de 2009

CRUZADA



© JVieira

A arquidiocese católica de Juba lançou hoje uma cruzada de oração mariana pelas eleições de Abril de 2010 e pelo referendo para a autodeterminação do sul em 2011.
Durante um ano a imagem da Senhora da Paz vai percorrer as 11 paróquias e missões da arquidiocese, ficando um mês em cada uma delas.
A iniciativa foi lançada com a recitação do terço missionário e a apresentação de uma carta pastoral de Dom Paolino Lukudu Loro, arcebispo de Juba intitulada «Instrumentos de Reconciliação, Justiça e Paz.»
Durante a homilia, Dom Paolino disse que é pecado um cristão não se recensear e abster-se de participar nas eleições e no referendo.
Por seu turno, o presidente do governo do Sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit, disse que em 2011 os sulistas podem escolher entre a unidade – e permanecerem cidadãos de segunda no próprio país – e a independência – e serem pessoas livres. Mais claro não podia ser.
O presidente Kiir aconselhou os cidadãos a recensearem-se em massa para poderem votar.
O recenseamento eleitoral começa amanhã e decorre durante todo o mês de Novembro.
A Missão das Nações Unidas no Sudão (UNMIS) transportou quase 118 toneladas de material para o recenseamento.
Em Janeiro é a vez de os candidatos à presidência da república, do sul do Sudão e dos 25 estados se inscreverem mais os candidatos aos parlamentos nacional, do sul e dos estados.
A campanha política decorre em Fevereiro e Março e as eleições vão ser em Abril durante três semanas.
Um eleitor no sul do Sudão vai receber 12 boletins para votar!

Sem comentários: