1 de setembro de 2009

ORDENAÇÕES




© JVieira – CSierra

O Arcebispo de Juba no domingo ordenou padres os diáconos Erkolano Lodu Tombe e Johnson Jada Calisto.
Os dois novos sacerdotes tinham estudado teologia em Ferrara, Itália, diocese gémea de Juba.
Dom Paulino Lukudu Loro disse durante a homilia que fazia sentido ordenar novos padres enquanto muitos outros têm abandonado o ministério porque é Jesus quem chama.
E anunciou que durante o mês de Setembro vai fazer uma mexida geral no clero da diocese a nível de paróquias e dos diferentes secretariados diocesanos.
O presidente do sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit, encontrava-se entre as centenas e centenas de fiéis que encheram a catedral de St. Teresa e se juntaram no exterior do templo.
O Arcebispo Paulino perguntou ao presidente se estava consciente que entre 30 a 40 padres tinham trocado o ministério pelo serviço no Governo.
Em jeito de resposta, no final da Eucaristia, o Presidente Kiir disse que o seu governo deveria fazer mais para compensar a Igreja pelo apoio que deu às populações durante os 22 anos de guerra.
A ordenação levou quatro horas bem animadas e bem contadas.
Durante a tarde houve o tradicional programa cultural que meteu discursos, danças tradicionais, dramas e muitos presentes para os neo-ordenados que bem podem começar um rebanho com todos os carneiros que receberam!

Sem comentários: