9 de julho de 2009

AMEAÇA


A notícia apareceu na coluna A Encarnado do diário árabe Al-Intibaha de quarta-feira: o Governo semi-autónomo do sul do Sudão ameaça fechar a Rádio Bakhita se o arcebispo de Juba não parar as críticas aos governantes.
O jornal diz que o Governo não gosta que o arcebispo o acuse de não fazer o suficiente para parar o tribalismo e a corrupção que grassam pelo Sul.
E por isso o senhor arcebispo foi chamado à pedra: os serviços de espionagem do exército do Sul chamaram-no para ser investigado e a administração da rádio foi admoestada para parar de transmitir as críticas inflamadas do prelado senão fecha!
Claro que tudo isto é inventado! Até a propriedade da rádio passou da Arquidiocese Católica de Juba para o Conselho das Igrejas do Sudão através de uma penada do jornalista-ficcionista! Gostei sobretudo da nota que a Bakhita FM tem muitos ouvintes e que discute assuntos políticos que não deve!
Interessante que uma rádio com dois anos e meio de vida, um orçamento modesto e instalações rudimentares crie ondas em Cartum, a mais de um milhar de quilómetros de distância!
Já agora Al Intibaha significa Sentido!
O apresentador da Bakhita que me alertou para a estória disse que o jornal é famoso por instigar confusão.
Um colega meu, que trata o árabe por tu, disse-me que é um jornal de esquerda com fama de sério que ele comprava quando trabalhava no Norte do país.
Fama mas não proveito!
A notícia tem contudo um fundo de verdade: o arcebispo de Juba não poupa palavras para denunciar o tribalismo e a corrupção que estão a sufocar o sul do Sudão. E esses temas têm lugar cativo na programação da Voz da Igreja. Entre muitos outros, claro está!

Sem comentários: