4 de abril de 2009

ELEIÇÕES

O Sudão vai a votos entre 6 e 21 de Fevereiro de 2010 e os resultados serão publicados a 27 do mesmo mês, a Comissão Eleitoral Nacional anunciou antes de ontem.
As eleições devem ser feitas antes de 9 de Julho deste ano, se a comissão levasse em conta a fita do tempo do Acordo Global de Paz, assinado a 9 de Janeiro de 2005 entre o Exército de Libertação do Sudão (SPLA na sigla inglesa) e o Governo de Cartum.
A Comissão também apresentou a calendarização de processo eleitoral.

Assim, os círculos eleitorais são demarcados de 15 de Abril a 15 de Maio; o recenseamento de eleitores começa a 2 de Junho e os cadernos eleitorais devem estar prontos no fim de Agosto. A apresentação de candidaturas começa a 1 de Setembro e o processo deverá estar terminado a 27 de Novembro com a publicação de listas.
O tiro de partida da campanha eleitoral vai ser dado a 31 de Novembro e a maratona termina a 5 de Fevereiro.
Entretanto, a votação vai ser um processo extremamente complicado. No Sul do Sudão, cada eleitor vai receber 12 boletins de votos: três para o candidato à presidência da república, presidente do governo do Sul do Sudão e o Governador do Estado. Os outros nove boletins são para escolher os deputados para a Assembleia nacional, Assembleia do Sul do Sudão e Assembleia estadual. Para cada uma das assembleias o eleitor tem que votar três vezes: para eleger o deputado do círculo eleitoral (60 por cento de cada parlamento), uma mulher deputada (25 por cento) e um deputado dos partidos mais pequenos (15 por cento).
Isto para quem nunca votou é mesmo obra.

Sem comentários: