5 de março de 2009

EXPULSÕES

O Governo Sudanês ordenou ontem a expulsão do Darfur de 10 agências humanitárias, acusando-as de terem uma agenda política por detrás do trabalho humanitário.
As 10 organizações não governamentais são Oxfam, CARE, MSF-Holland, Mercy Corps, Save the Children, Norwegian Refugee Council, International Rescue Committee, Action Contre la Faim, Solidarites e CHF International.
O Governo também fechou duas organizações nacionais, Khartoum Centre for Human Rights and Environmental Development e Khartoum Amal Center for the Rehabilitation of the Victims of Violence, acusando-as de terem colaborado com o Tribunal Penal Internacional.
Segundo dados das Nações Unidos há no Darfur 76 grupos humanitários, mas as 10 ONGs expulsas eram as mais representativas pelo serviço que prestavam às populações.
Mais de 2 milhões de Darfuris vivem em campos de refugiados e 4 milhões dependem da ajuda externa para sobreviverem.
Até agora as organizações humanitárias n Sul do Sudão não foram afectadas pela proibição. Mas um ministro avisou que a procissão ainda vai no adro e que o governo está a investigar outros grupos.
Em Cartum mais de 5000 pessoas se manifestaram contra a decisão das juízas do TPI, mas no resto do país a situação manteve-se calma.

Sem comentários: