28 de outubro de 2008

PÓLIO

© Ayom Wol

O governo do Sul do Sudão lançou ontem uma mega campanha de vacinação contra a poliomielite depois de ter descoberto seis novos casos este ano na região.
O governo regional tem o apoio da UNICEF para imunizar 2.8 milhões de crianças com menos de cinco anos.
O presidente do Governo do Sul do Sudão, Salva Kiir Mayardit, participou na campanha, vacinando pessoalmente um grupo de bebés de Juba.
Os pimpolhos não se assustaram com o velhote de barbas imponentes e chapéu preto, a sua imagem de marca.
O Sul do Sudão era considerado livre da poliomielite durante os últimos três anos. As autoridades sanitárias dizem que os novos casos vieram da Etiópia, mas Juba é muito longe de Adis Abeba e a capital do sul registou um caso novo há três meses.
A poliomielite é uma infecção viral muito contagiosa, por vezes mortal, que pode provocar fraqueza muscular permanente, paralisia e outros sintomas.
O poliovírus transmite-se ao engolir substâncias, como água, contaminadas por fezes infectadas. A infecção estende-se do intestino a todo o corpo, mas o cérebro e a espinal medula são os mais gravemente afectados.
A Organização Mundial de Saúde está empenhada em irradicar o poliovírus da face da Terra através de campanhas de vacinação maciça.

Sem comentários: