28 de maio de 2008

LEIS DA IMPRENSA


O Ministério da Informação e Difusão do Governo do Sul do Sudão esteve a discutir um pacote legislativo para o sector num seminário que durou três dias.
O Ministros Gabriel Changson Chang apresentou os quatro projectos-lei: Organização do Ministério da Informação e Difusão, Serviço de Difusão Público do Sul do Sudão, Autoridade Independente para a Difusão, e Direito à Informação.
O ministro Changson disse que o Governo do Sul do Sudão não quer relacionar-se com a informação como o de Cartum que continua a fechar jornais e a prender jornalistas. Contudo, pediu aos profissionais do sector que exerçam restrição e auto-censura!
Os futuros diplomas foram discutidos por ministros estaduais da Informação e respectivos secretários, directores gerais de estações e rádio e televisão, proprietários de meios de comunicação social e organizações.
Artigo XIX, uma organização para a promoção do direito à informação e a liberdade de expressão, saudou o pacote legislativo ao mesmo tempo que critica a lei orgânica do ministério por lhe dar demasiado poder.

Sem comentários: