21 de maio de 2008

CONVENÇÃO

A segurança era apertada © Paul Jimbo

A Segunda Convenção do SPLM (Movimento de Libertação do Povo do Sudão na sigla em inglês) terminou a noite passada com a reeleição de Salva Kiir Mayardit como presidente do movimento.
Os cerca de 1500 delegados também elegeram 240 membros para o Conselho de Libertação Nacional - o presidente escolhe 35 - e aprovaram a Constituição e o Manifesto do Movimento.
O Conselho de Libertação Nacional vai nomear o secretário-geral e os três vice-presidentes do movimento.
A Convenção, que começou a 15 de Maio no Centro Cultural de Nyakuron, em Juba, tinha como objectivo transformar o SPLM num partido político nacional, capaz de disputar as eleições de 2009 com o NCP (Partido do Congresso Nacional), o parceiro sénior no Governo de Unidade Nacional.
O SLPM é o braço político do SPLA (Exército de Libertação do Povo do Sudão) que lutou durante 21 anos contra Cartum pela partilha do poder e das riquezas naturais do Sul do Sudão.
A abertura da Segunda Convenção do SPLM estava prevista para 10 de Maio, mas foi adiada por causa do ataque-surpresa do Movimento de Justiça e Igualdade (JEM, na sigla em inglês) do Darfur a Omdurman, a cidade gémea de Cartum, do outro lado do Rio Nilo, nesse dia.
Os trabalhos da Convenção foram atrasados pelo reatar dos combates entre as tropas do SPLA e do Governo em Abyei, um enclave rico em petróleo, reivindicado tanto pelo Norte como o Sul.
Os combates, que começaram na noite de 13 de Maio, reduziram a cidade de Abyei a escombros e fizeram entre 30 e 50 mil deslocados. Não se sabe ainda quantas pessoas pereceram nas batalhas.
A Primeira Convenção do SPLM decorreu em Abril de 1994, em Chukudum, no Estado de Equatoria Oriental, durante a guerra civil.

Sem comentários: