2 de junho de 2007

Sanções

O presidente do Governo semi-autónomo do Sul do Sudão, General Salva Kiir, afirmou que «as sanções [impostas pelos Estados Unidos ao Sudão] não resolvem os problemas do Darfur.»
O Genral Kiir fez esta afirmação em Oslo, na quinta-feira, no final de uma visita de dois dias à Noruega.
O presidente do Sul do Sudão afirmou que as sanções que o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ondenou na terça-feira contra 30 companhias sudanesas e três particulares prejudicam o Sul do Sudão. Algumas das companhias sancionadas estão relacionadas com a indústria da extração do petróleo.
«Vai haver um impacte na população civil porque se as sanções vão em profundidade na base económica, afectarão as pessoas», disse o genral Kiir. «O Sul do Sudão vai ser atingido em primeiro lugar, porque as suas entradas vêm exclusivamente [da extracção] do petróleo.»

De facto, a única entrada no orçamento do governo do Sul do Sudão por enquanto é a sua quota parte dos proventos da exloração do crude no Sul do país.
O Governo do Sul do Sudão em dois anos de funcionamento ainda não tem em funconamento algum mecanismo de recolha geral de taxas.

Sem comentários: