3 de março de 2007

Projecto Rádio Bakhita

Ir. Cecília Sierra em diálogo com Grace © JVieira

FORMAÇÃO DE RADIALISTAS

Bakhita Radio 91 FM, a Voz da Igreja, foi inaugurada a 8 de Fevereiro de 2007, em Juba, no Sul do Sudão. Trata-se da emissora-mãe da Rede Católica de Rádios do Sudão, montada pela família comboniana e oferecida à Conferência Episcopal. As revistas Audácia e Além-Mar lançaram um projecto para co-financiar a formação de radialistas de Bakhita Radio 91 FM, a Voz da Igreja.

A primeira e única emissora católica na história sudanesa iniciou as emissões experimentais na noite de Natal. Depois da inauguração, Bakhita Radio emite regularmente das 17h00 às 21h00. O período de emissão será alargado quando a rede eléctrica de Juba entrar em funcionamento.
A programação abre com a leitura do Evangelho do dia e uma reflexão. Juventude, acordo global de paz, evangelização, mulher, infância, informação e música religiosa e africana são alguns dos programas da grelha.
Os programas são pré-gravados em inglês e árabe. Bakhita Radio informa, ilumina e educa os ouvintes nas áreas humanas, sociais, religiosas, culturais e políticas com um cunho particular na construção da paz, cura de traumas e reconciliação. O Sul do Sudão acaba de sair de uma guerra civil de 21 anos.
Os funcionários da Bakhita Radio – quatro raparigas e nove rapazes – são jovens sudaneses que fazem formação enquanto produzem os programas diários. A guerra civil destruiu a estrutura de ensino superior.
Os programas de formação são orientados pelo pessoal comboniano da emissora: a irmã Cecilia Sierra, directora da estação, e o padre José Vieira, encarregado da informação.
A administração de Bakhita Radio pede a colaboração dos leitores da Audácia e da Além-Mar para co-financiar o programa de formação dos seus radialistas: material didáctico, alimentação, ajuda para transportes e incentivo mensal.
Com o projecto 2/2007 propomos colaborar com 5000 euros para o co-financiamento das acções formativas de Bakhita Radio, em Juba, no Sul do Sudão.

Para colaborar no projecto de Além-Mar e Audácia para a formação dos radialistas da Bakhita Radio, clique aqui!

Sem comentários: