8 de março de 2007

Cólera

Tratamento de lixo no Mercado de Custom - Juba © JVieira


Juba está outra vez sob a ameaça da cólera. Os Médicos Sem Fronteiras estão a receber em média 30 novos casos por dia no posto de emergência que montaram para apoiar as vítimas da epidemia no princípio do mês. Até ontem tinham registado uma vítima mortal.
Bakhita Radio está a difundir um alerta preparado pelos Médicos Sem Fronteira e pelo Ministério de Saúde do Governo de Central Equatoria com alguns conselhos de higiene e as medidas necessárias para combater a epidemia.
Os surtos de cólera são comuns na capital do Sul do Sudão. Juba não tem sistema de recolha e de tratamento de lixos urbanos nem distribuição de água potável.

O problema do lixo de Juba já foi a conselho de ministros. O Governo do Sul do Sudão preconiza a privatização dos serviços de limpeza para resolver a crise sanitária em que a cidade está mergulhada há mais de duas décadas.
A população de Juba está a aumentar de dia para dia e o lixo abandonado nos mercados, junto aos restaurantes e nas zonas residenciais é cada vez maior. A queima é uma das práticas a que os cidadãos recorrem para «tratar» o lixo.
Teme-se que com a chegada das chuvas dentro de um mês a situação venha a piorar substancialmnte.

Sem comentários: