25 de outubro de 2006

Ecologia

CONTA DA TERRA NO VERMELHO

Desde o dia 9 de Outubro que a conta ecológica da Terra entrou em saldo negativo. Por outras palavras, a partir desse dia e até ao fim de 2006, estamos a usar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil.

A conclusão é avançada pela organização não-governamental New Economics Foundation (NEF), que, tomando como base cálculos de outra organização não governamental, a Global Footprint Network, passou a determinar o dia exacto em que o salário ecológico anual da Terra termina.
Segundo estes mesmos cálculos, cada português precisava, em 2002, de 4,2 hectares de recursos do planeta. Mas o país só tinha capacidade para suprir 1,7 hectares por pessoa, pelo que havia então, por habitante, um débito de 2,5 hectares.
O cálculo exacto do dia do ano em que a Terra passa a estar em débito ecológico é uma derivação da «pegada ecológica», que estima qual a área do planeta que cada pessoa precisa para suportar o seu estilo de vida. Outro conceito é o da biocapacidade de renovar os recursos - de uma cidade, uma região, um país ou da Terra como um todo.
Em comunicado, a NEF salienta que a data em questão é «o dia em que a humanidade começa a comer a Terra». E que ocorre cada vez mais cedo: em 1987, o «dinheiro» acabou em 19 de Dezembro; em 1995, a data estava já em 21 de Novembro; este ano, a conta entrou no vermelho ontem, dia 9 de Outubro.
«A humanidade está a viver do cartão de crédito ecológico e só o pode fazer liquidando os recursos naturais do planeta», resume a Global Footprint Network.

Sem comentários: