13 de agosto de 2006

Sida


25 ANOS DEPOIS
Num quarto de século da pandemia do Síndroma de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) fez mais de 25 milhões de mortos e 38 milhões e meio encontram-se infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Em 2005, registaram-se 4,1 milhões novos contágios. Os números vêm no «Relatório 2006 sobre a Pandemia Global da Sida», elaborado pela ONUSIDA. Portugal tem 29.461casos registados.
Cerca de 20 mil especialistas começaram hoje em Toronto, Canadá, a Conferência Internacional Sida 2006. Vão analisar um quarto de século de luta contra a Sida e apontar caminhos novos para fazer face à pandemia que passam pela responsabilização dos políticos e das farmacêuticas.
A luta contra a sida tem-se limitado a campanhas massivas sobre o uso do preservativo nas relações sexuais. Mas só é efectiva se for transversal. Isto é, propor novos comportamentos para além da «camisinha».
Em África, as campanhas contra a Sida falam do ABCD da síndroma: «Abstain» (abstenção), «Be faithful» (fidelidade), «Condom» (preservativo) ou «Death» (morte). Uma resposta abrangente que conseguiu suster o avanço do VIH nomeadamente no Uganda.

Sem comentários: