7 de junho de 2006

Para pensar


O LENHADOR E O MACHADO

Nas montanhas distantes de um país vivia um mestre lenhador. Certo dia foi procurado por um rapaz de compleição física notável, que lhe disse: «Quero aprender a cortar árvores, quero tornar-me como o senhor».
O mestre admitiu-o imediatamente como aprendiz e ensinou-lhe todas as técnicas do ofício.
Três meses depois, para espanto do mestre lenhador, o jovem disse-lhe: «Aprendi o que tinha de aprender. Já sou o melhor lenhador do país».
Perante o olhar incrédulo do mestre, o jovem lançou-lhe um desafio: «Vamos definir duas áreas de mesmo tamanho e com igual quantidade de árvores. O primeiro que cortar a última árvore será o melhor lenhador do país»!
O mestre lenhador aceitou.
No início, o jovem, mais rápido e com a força de vários homens, tinha uma grande vantagem sobre o mestre. De vez em quando, olhava para o velho e observava, intrigado, que este fazia várias paragens para descansar. «Que mole... Vai ser fácil!», pensava.
No entanto, o Sol nem se havia posto por completo quando, espantado, o jovem reparou que o mestre estava para derrubar sua última árvore. E ele ainda tinha várias árvores para abater.
Surpreendido, correu para ele e perguntou-lhe: «Como é que conseguiu? Vi-o várias vezes sentado a descansar, e eu não parei um só minuto!»
Então o lenhador mais velho olhou o jovem nos olhos e transmitiu-lhe a sua derradeira e talvez a mais importante lição: «Cada vez que eu parava para descansar, aproveitava para afiar os machados.»
Autor desconhecido

Sem comentários: