25 de março de 2006

Imprensa Regional


NOVOS CAMINHOS E DESAFIOS

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) celebrou o seu sexto congresso no Turcifal, Torres Vedras, de 23 a 25 de Março.
Setenta e cinco congressistas, representando alguns dos 260 títulos associados, reflectiram sobre os novos caminhos que se abrem para o sector.
A nova Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o novo Estatuto do Jornalista são dois dos desafios mais prementes que os média regionais enfrentam.
Na boa tradição jacobina – durante a Revolução Francesa o condenado ou a família pagavam ao carrasco para fazer o trabalho depressa e bem –, o governo do Eng. Sócrates quer obrigar as empresas de comunicação social a financiar a ERC. Este organismo substitui a Alta Autoridade para a Comunicação Social.
A boa notícia é que a imprensa regional está a ganhar consistente e paulatinamente novos públicos. Os média de expressão nacional, por seu lado, estão a perder audiências. Cai assim por terra o mito urbano que teima em qualificar a imprensa regional de má qualidade e sem interesse, subsistindo à custa de subsídios. O Dr. Barradas Duarte terá de rever as suas fontes!
Os congressistas abordaram temas diversificados como serviço público, jornalismo de valores e de proximidade, publicidade, «marketing», Internet, formação e parcerias, ajudados por especialistas no sector.

Sem comentários: